segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

CONSELHO DE CLASSE 2018

O Conselho de Classe que estamos construindo ao longo destes 2 últimos anos em nossa prática pedagógica escolar vem sendo compreendido como um processo e, sendo assim, deve ser efetivado ao longo da caminhada pedagógica escolar, tendo em vista a soma dos diversos olhares, o maior conhecimento do objeto que se avalia, com o intuito de obter tomadas de decisões mais acertadas para o melhor atendimento pedagógico, por meio do maior conhecimento do aluno, numa análise dialética, considerando a totalidade. Realizamos o conselho de classe bimestralmente, em seis momentos distintos, sendo eles:

1º Momento

Consulta às turmas, realizado na semana que antecede a data do Conselho de Classe, prevista no calendário escolar,  para reconhecimento da realidade do processo ensino-aprendizagem por meio de:
  • debates sobre a função da escola;
  • dificuldades encontradas no processo (administrativas e pedagógicas);
  • pontos relevantes do processo;
  • sugestões para superação das dificuldades e novos encaminhamentos.
2º Momento:
Elaboração de relatório, pelos pedagogos, a partir dos dados levantados.

3º Momento: 

Consulta aos docentes para observação e análise (realizado na data do Conselho de Classe):
  • autoavaliação do professor sobre seu trabalho pedagógico durante o bimestre (como colocou em prática as linhas de ação comuns propostas no bimestre anterior; em que avançou, que dificuldades teve; que inovações na metodologia ou avaliação conseguiu colocar em prática; a que causas atribui o sucesso ou a falha nas tentativas que fez);
  • análise diagnóstica da turma (hipóteses de causas dos problemas, influência negativa ou positiva da metodologia, pertinência e significância dos conteúdos, formas de avaliação, relações interpessoais);
  • paralelo das análises levantadas por alunos e professores;
  • linhas de ação ou ações concretas (atitudes);
  • análise dos casos mais relevantes de cada turma.
4º Momento: 
Conversa com pais, debatendo a visão destes sobre a escola e o processo ensino-aprendizagem. Orientando-os quanto:
  • a importância da família na educação dos filhos;
  • participação dos pais na vida escolar (estudos, organização do tempo, tarefas escolares, ...);
  • atribuições de responsabilidades, valores e limites aos filhos;
  • influência e contribuição dos pais no desempenho escolar dos filhos;
  • entrega dos boletins, com resultados da aprendizagem dos alunos, momento de conversa entre pais e professores.
5º Momento: 
Ação concreta:
  • retorno com as turmas sobre as propostas de trabalho a serem efetivadas;
  • acompanhamento individualizado dos alunos com dificuldades de aprendizagem, por meio de práticas que contribuam para a superação (conversas, acompanhamento de frequência, desempenho nos conteúdos, trabalhos intra e interpessoais ...);
  • atendimento individualizado ao professor para análise do processo metodológico e de avaliação adotados, visando à qualidade do ensino para que esteja de acordo com a proposta pedagógica da escola;
  • momentos individualizados com a família do aluno com baixo rendimento, para ações coletivas, objetivando a sua aprendizagem.
6º Momento:
Grupos de estudos com professores para discussões dos temas relevantes: avaliação, recuperação paralela, disciplina, planos de ensino, proposta curricular.

A cada novo conselho, retoma-se as análises do conselho anterior, para observação dos avanços e continuidade dos trabalhos propostos.



“A prática de pensar a prática é a melhor maneira de pensar certo”.
(Paulo Freire