NÚCLEO PEDAGÓGICO
Assunto 1: Errata 18ª edição da AAP de Língua Portuguesa Informamos sobre a errata nos Cadernos do Professor e Cadernos do Aluno da 18ª edição da AAP, conforme segue:
Assunto 1: Errata 18ª edição da AAP de Língua Portuguesa Informamos sobre a errata nos Cadernos do Professor e Cadernos do Aluno da 18ª edição da AAP, conforme segue:
8º Ano – EFCADERNO DO PROFESSOR – LÍNGUA PORTUGUESA pp. 3, 5, 9, 10.Onde se lê: norma padrão Leia-se: norma-padrão
CADERNO DO ALUNO – LÍNGUA PORTUGUESA Questão 3 – p. 5.Onde se lê: norma padrão Leia-se: norma-padrão
No começo do ano escolar, essa avaliação permite observar quais pontos não foram bem assimilados em relação aos conteúdos do ano anterior, criando, assim, um norte de início para os professores executarem as ações necessárias de correção.
Já nas avaliações no meio das atividades anuais, atuam como instrumentos para analisar se o planejamento feito pelo docente está trazendo os resultados esperados, permitindo também readaptar alguns aspectos, se necessário.
Ao final do ano, além de demonstrar os resultados do período letivo em relação aos alunos, propicia avaliar a postura adaptativa dos professores em relação à sensibilidade pedagógica para compartilhar conhecimentos levando em conta as dificuldades demonstradas pelos discentes. Veja agora as formas de promover essa avaliação contínua:
Debates em sala
Muitos conhecimentos podem ser demonstrados em debates em sala de aula, incentivando ao mesmo tempo a boa relação com as distintas opiniões existentes.
Os alunos, incentivados a falar a respeito do que sabem, demonstram pontos assimilados na escola em contraponto com suas experiências e as informações obtidas na mídia, nas redes sociais e até em conversas com seus familiares e amigos.
Produção textual
A produção de textos pode ser utilizada em diferentes disciplinas. Na língua portuguesa, é possível avaliar desde a capacidade de coesão e coerência, aos aspectos discursivos, gramaticais e de pontuação.
Os textos também podem servir para resumir o conteúdo apreendido no bimestre anterior, permitindo que os professores identifiquem quais pontos foram absorvidos e de que forma.
Esquetes e dramatizações
Breves esquetes, além de divertidas, são formas avaliativas que promovem o desenvolvimento da expressão e da postura dos alunos. Podem abordar temas específicos da história ou ainda serem boas aliadas para avaliação em letras estrangeiras, com interpretação musical, por exemplo.
Resolução de problemas matemáticos
A criação de problemas matemáticos, envolvendo diversas equações e contas, são boas opções para trabalhar os conteúdos exatos. Além disso, com problemas bem elaborados e contextualizados, fazendo referência a outras disciplinas, o aluno já vai sendo preparado para exames nacionais e vestibulares.
Jogos e dinâmicas
Tanto os jogos como as dinâmicas são capazes de exercitar o intelecto e o corpo, sendo bastante divertidos para os alunos. Podem ser utilizados em todas as disciplinas, como geografia, biologia ou física. É interessante promover um bom uso espacial e também material, para que eles sejam criativos ao desenvolver suas ideias baseados nas instruções fornecidas.
Os jogos ainda podem apresentar níveis de evolução, assim como os games digitais, demonstrando a etapa do conhecimento sobre determinado assunto em que os alunos estão. São também boas formas de promover o trabalho em equipe e a colaboração.
Ensino híbrido
A utilização do ensino híbrido pode ser também uma forma avaliativa. Ao recorrer às redes sociais, aos portais de notícias e vídeos ou aos simulados online, os professores valorizam a linguagem que tem sido utilizada hoje pelas crianças, adolescentes e jovens, e dão oportunidade às novas tecnologias.
Pode ser utilizado o laboratório rotacional ou mesmo a sala de aula invertida, com conteúdos que sejam apresentados aos colegas em um outro momento. Celulares e outros aparatos móveis são bons aliados nesses casos.
RECUPERAÇÃO CONTÍNUA