ACOLHIMENTO DE PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS
DINÂMICA
Nome: A
cápsula do tempo
Objetivo: Introduzir
o tema Cultura Organizacional, oferecendo a oportunidade para a discussão
compartilhada. Aplicações: Seminários gerenciais cujo conteúdo esteja focado no
realinhamento estratégico e revisão de valores.
Mínimo de
Participantes: 30
Máximo de
Participantes: 0
Duração: 1 hora.
Material
Necessário: – Uma cópia da folha individual de trabalho para cada
participante. – Um lápis para cada participante – Uma cópia da folha de
trabalho do time (para cada grupo) – Relógio/ cronômetro
Procedimento: Divisão
do grupo em equipes de 5 participantes. Cenário: Vocês foram indicados por sua
empresa para preparar uma cápsula do tempo, que será colocada numa caixa dentro
de um cofre, com instruções para ser aberta daqui a cem anos. Sua equipe deverá
determinar o que deve ser colocado em sua própria cápsula, e os itens devem
representar a cultura presente de sua organização. O tempo será de cinco
minutos para selecionar três itens ou idéias que desejem incluir na cápsula.
Finalize a discussão depois de cinco minutos e distribua uma cópia da folha de
trabalho individual para cada representante e um lápis. Entregue também uma
cópia da folha de trabalho do grupo todo, para usarem mais tarde. Explique a
cada participante, que eles terão que preparar uma declaração individual que
dariam a um estranho, um retrato claro da cultura de sua organização. Cada
declaração será limitada a vinte e cinco palavras, no máximo. Eles usarão a
folha de trabalho individual. Eles terão dez minutos para trabalhar nessa
tarefa. Sinalize para o começo. Cronometre a atividade em dez minutos,
avisando-os cinco minutos antes do término. Então, paralise a atividade.
Explique que agora, cada time irá discutir as declarações individuais e chegar
a uma conclusão sobre quais serão usadas para fazer a declaração da equipe,
aquela que será colocada na cápsula do tempo. Um membro de cada time
deverá ser selecionado para passar o relatório final do grupo para a folha de
trabalho. Os times terão vinte minutos para completar a tarefa. Sinalize para o
início da discussão. Cronometre a atividade. Pare a discussão. Cada grupo, um
de cada vez, relatará o conteúdo de sua cápsula do tempo, lendo sua lista de
itens e a declaração final. Estimular com aplausos. Após as apresentações de
cada equipe, fixar as declarações à frente da sala e convidar o grupo para
formar um círculo. Informar que todos vão participar de um fórum de discussão.
Em círculo, o facilitador estimula as pessoas a participar do painel, através
de perguntas. Sugestões: – Como foi o clima de trabalho nas suas equipes? – Que
dificuldades vocês apontam na realização do exercício? – Como vocês conseguiram
integrar as descrições individuais com a descrição do grupo? – O resultado
final representa realmente a cultura da empresa? – Que aspectos vocês julgam
positivos na cultura vigente? – O que precisa ser repensado e melhorado na
cultura empresarial? – Qual seu nível de comprometimento com estas melhorias?
Neste momento, o facilitador poderá fazer uma breve exposição sobre cultura
empresarial e aplicar algum instrumento diagnóstico para reforçar o trabalho
das equipes. Que sua fala seja clara, objetiva e com o aporte de referencial
teórico e metodológico. MATERIAL PARA REPRODUÇÃO FOLHA DE TRABALHO INDIVIDUAL
Orientação: Liste os três itens que seu time decidiu colocar na cápsula do
tempo. Em no máximo vinte e cinco palavras, descreva cada um desses itens de
uma maneira que, daqui a cem anos quando a cápsula for aberta, qualquer pessoa
terá uma visão clara da cultura de sua organização. Use bastante detalhes. Item
1: Item 2: Item 3: FOLHA DE TRABALHO DO TIME Orientação: Liste os três itens
que seu time selecionou para colocar na cápsula do tempo. Em no máximo vinte e
cinco palavras, decidam “como um time” o conteúdo da declaração a ser feita em
cada item, de maneira que daqui a cem anos, quando a cápsula do tempo for
aberta, qualquer pessoa terá uma visão clara da cultura de sua organização. Use
bastante detalhes. Item 1: Item 2: Item 3:
Observações: Dividir
em equipes com 5 pessoas.